Introdução as tecnologias de informação

I.1  Tecnologias de Informação
I.1.1  Definição
As tecnologias de informação (T.I.) consistem em processos de tratamento, controlo e comunicação de informação através de dispositivos electrónicos, onde os computadores e os sistemas informáticos representam um papel decisivo.
Os computadores são essenciais para a gestão de informação e os departamentos informáticos das grandes empresas são muitas vezes denominados departamentos de TI.

I.1.2   Aréas das Tecnologias de Informação

a.  Informática
     A palavra informática deriva da concatenação das palavras informação + automática, por isso, representa o tratamento de informação através de meios automáticos

    Podemos afirmar que os sistemas informáticos são formados por duas grandes componentes: o hardware e o software.

b.  Telemática
     A palavra telemática resulta da conjugação das palavras telecomunicações + informática e é um área das tecnologias de informação que conjuga os meios informáticos (computadores) com os meios de comunicação à distância (linhas telefónicas, satélites).

d.  Automação e Controlo
     Compreende a utilização de meios informáticos para       controlar mecanismos e processos industriais.
E.G:
CAM (Computer Aided Manufacturing) e CIM (Computer Integrated Manufacturing) – sistemas de produção industriais com elevado grau de integração dos processos de manufactura assistida por computador.
Robótica – sistemas electromecânicos (robots) com elevado grau de integração de sistemas informáticos

I. 2.  O Computador
I. 2. 1. Tipo de Computadores
a. Mainframe
Os computadores Mainframe são computadores de grande dimensão, potência e também muito caros que são utilizados nos ‘bastidores’ pela maior parte das grandes organizações. A potência do ‘mainframe’ pode ser distribuída pelas várias pessoas que lhe acedem quer através de um PC chamado terminal. Exemplo,
MAINFRAME


b.  Minicomputador
Tal como os ‘mainframe’, são computadores muito potentes e também muito caros. Em muitos aspectos, as velhas diferenças entre um ‘mainframe’ e um minicomputadore esbateram-se e, em muitos casos, as duas palavras querem dizer praticamente o mesmo. Há uns tempos atrás, os ‘mainframes’eram os computadores normalemente utilizados pelas grandes empresas, enquanto que as empresas de média dimensão utilizavam minicomputadores.
MINI COMPUTADOR

c.  Supercomputador
Um ‘Supercomputador”, como o nome indica, é um computador extremamente potente com uma capacidade de processamento de informação fenomenal. São utilizados extensivamente pelas organizações militares. No que respeita á sociedade civil, são normalemente utilizados para pesquisa e também em áreas como a meteorologia onde há necessidade de processar rapidamente uma quantidade enorme de dados para fazer previsões.  este tipo de computador pode chegar a custar alguns milhões de euros. 
(Mais informações: www.cray.com)‏
SUPER COMPUTADOR

d.  Microcomputador
i. PC
O  pessoal (PC – Personal Computer) foi inventado em 1981. Todos os PCs lançados desde então, são em muitos aspectos, compativeis com o modelo original, embora já tenham sido feitas muitas extensões ao modelo original. O termo compatibilidade PC refere-se aos PCs fabricados por outras empresas que não a IBM que são compativeis com a especificação tradicional de PC desenvolvida pela IBM. No inicio, a maior parte dos PCs executavam um sistema operativo chamado DOS (Disk Operating System). Actualmente, a maior parte dos PCs funcionarão com base numa versão do Microsoft Windows (95, 98, ME, NT, ou 2000).


ii.  Macintosh
O Macintosh da Apple é um computador, mas NÃO é um PC. Utiliza um sistema operativo diferente e requer versões especiais de programas de aplicação (tais como os processadores de texto ou folhas de cálculo). Até mesmo os complementos de hardware têm de, em parte, ser personalizados para poderem ser ligados a um Mac. Nos primeiros tempos, a grande vantagem do Mac em relação ao PC era a Interface Gráfica de Utilizador (GUI – Graphical User Interface) ou a possibilidade de o utilizador, através do rato, dar instruções ao computador. Quando inicialemente apareceu, o utilizador tinha de ser quase um especialista em informática para utilizar e manter o PC.

e.  Laptop-Notebook-Tablet 
Os computadores ‘Laptop’ são pequenos computadores portáteis que podem funcionar a pilhas bem como ligados a electricidade. Utilizam ecrãs especiais (LCD), em vez dos grandes e pesados monitores tradicionais VDU (Video Display Units), que permitem que as pilhas tenham uma maior duração e facilitam o transporte do computador. O termo ‘Notebook’(bloco de notas) e Tablet uma 
designação recente, refere-se a um 
computador portátil pequeno..

f.  Palmtops
Os Palmtops: mais conhecidos como Personal Digital Assistants (PDAs), são computadores muito compactos que usam cartões de memória flash para armazenamento dos dados em lugar de um disco rígido. 


g. Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre do inglês) é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional.






Enviar um comentário

0 Comentários